domingo, 23 de abril de 2017

Perdoando para ser Perdoado

Perdoando para ser Perdoado - Mateus 18.15-35
Pelo fato do homem ter sido criado a imagem e semelhança de Deus recebeu a condição de amar e de perdoar. O Pecado fez do homem inimigo de Deus. Porém Deus decidiu através do Plano Divino da Salvação levar o homem ao arrependimento para ser perdoado. Ele quer que da mesma forma que fomos perdoados, perdoemos também os nossos devedores.
Quem bate esquece, mas quem apanha não esquece. Por isso é necessário que a pessoa ofendida ofereça perdão ao ofensor para que ele se lembre do que fez e assim haja a reconciliação.
“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” Lamentações 3.21; Salmos 42
Precisamos liberar o perdão quando:
1. Somos possuídos por um Sentimento de Culpa que nos corrói por dentro.
Sentimento de Culpa É o sentimento que temos quando cometemos um erro involuntário, e ou nos culpamos por algo que achamos que podíamos evitar.
“Senhor! Se estivesse aqui o meu irmão não teria morrido”
Há se: eu não tivesse saído de casa, Eu não devia ter feito aquilo. Eu não devia ter dito aquilo. Um amigo me traiu.
2. Somos rejeitados, preteridos, por uma série de razões. Jefté – Jesus (condição sócio econômica)
Nutrem um profundo sentimento de baixo estima (Não presto para nada– Ninguém gosta de mim – as pessoas me evitam).
3. Nos sentimos profundamente magoados por alguém que nos humilhou, nos traiu, mentiu para nós, falou mau de nós.
4. Nos sentimos frustrados e queremos culpar os outros por nada dar certo na nossa vida quando o culpado somos nós mesmos
39 De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Lamentações 3.39
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. I João 1.9.
Conclusão:
A Medicina descobriu o que a Bíblia sempre soube: os benefícios terapêuticos do perdão. Hoje em muitas prefeituras e nosso País há um programa sendo desenvolvido que se chama ESPERE (Escola de Perdão e Reconciliação). Perdoar é algo divino. O Perdão faz muito bem tanto a quem perdoa quanto a quem é perdoado. Vamos perdoar.
Pregado em 23/04/2017 na AD Caetés
Pastor José Mario da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário