terça-feira, 18 de abril de 2017

Mantendo a alegria em tempos difíceis

Mantendo a alegria em tempos difíceis
1 Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. 2 Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. 3 Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. 4 Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul. 5 Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. 6 Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmos 126.1-6

Introdução:
A alegria é tão fundamental em nossas vidas que satanás percebendo isto, faz de tudo para dinamitar, acabar com a nossa alegria. Sem alegria, não podemos servir ao Senhor, Salmo 100. Sem alegria, não podemos exercitar a fé, a esperança e o amor. Sem alegria, ficamos paralisados a lamentar, ou murmurar de tudo e de todos. Sem alegria, não temos prazer e a vida não faz sentido. Precisamos aprender a nos alegrar no Senhor, isto porque: 17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14.17

O que é alegria?

Alegria é um sentimento de contentamento, de prazer de viver, júbilo, satisfação, exultação. Costuma ser expresso através de sorrisos.

Neemias vai nos dizer que a alegria do Senhor é a nossa força
10 Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. Neemias 8.10

O Salmista Davi vai nos dizer que o choro tem tempo de validade
5 Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Salmos 30.5



O Livro de Provérbios vai nos dizer que a alegria é fundamental para a beleza do rosto
“ O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate”. Provérbios 15.13

O Profeta Habacuque vai nos dizer que é possível se alegrar no Senhor em tempos de crise
Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17,18

A Bíblia Sagrada vai nos dizer que tanto a nossa alma quanto o nosso espírito devem se alegrar no Senhor.
9 E a minha alma se alegrará no Senhor; alegrar-se-á na sua salvação. Salmos 35.9
“Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome”. Lucas 1:46-49 

Por Causa do gozo, da alegria proposta, Jesus enfrentou os Sepultadores de Alegria e os venceu.
2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hebreus 12.2

Lendo o texto em apreço, entendi que Jesus, em sua última páscoa na terra e consequentemente a ordenação da Santa Ceia, e também na oração do Getsêmane, estava muito triste, como Ele mesmo vai afirmar: A minha alma está triste até a morte. Mas Ele entende que após sua morte e ressurreição Ele poderia recuperar a alegria novamente. O escritor de Hebreus diz que: pelo gozo, pela alegria, pela satisfação, que lhe estava proposto suportou a cruz. Isto nos faz refletir na importância da Alegria na vida do ser humano.

O Salmista Davi e o profeta Isaías vão nos dizer que não podemos  abrir mão da Alegria da salvação
12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Salmos 51.12
10 Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas joias.
Isaías 61.10

A minha alegria é decorrente do meu amor e crença total no Senhor Jesus
8 Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; 1 Pedro 1.8

A Bíblia vai nos dizer que no céu há um rio que transporta alegria
4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Salmos 46.4
Creio ser este rio o rio da Graça de Deus. Jesus disse a mulher samaritana:  Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4.14. A nossa alma também tem um rio que eu chamo de alegria. Esta alegria não está a venda, pois ela vem direto do trono de Deus. Por isso independe de circunstâncias para nos alegrarmos em Deus.

Conclusão:
Os que amam a justiça e odeiam a iniquidade, sofrem retaliações constantes dos injustos e iníquos. As consequências disto: dor, tristeza, rosto sem formosura e espírito abatido. Para reverter este quadro, Deus unge estas pessoas com o óleo de alegria. Esses são aqueles irmãos ou irmãs na Igreja que em meio aos problemas e crises que enfrentam, continua sereno, sem perder a alegria, o que incomoda a muitos. Entendo que esta unção de alegria funciona como um antídoto ou vacina contra a tristeza.
9 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. Hebreus 1.9


Nenhum comentário:

Postar um comentário