quarta-feira, 29 de março de 2017

Tenhamos cuidado com o que falamos e a quem falamos

Tenhamos cuidado com o que falamos e a quem falamos
Tiago 3.1-12
Introdução:
Muito de nós enfrentamos ao longo de nossas vidas problemas seríssimos por consequência de não nos policiarmos na hora de falarmos. Normalmente abrimos a nossas bocas e falamos o que achamos, sem refletir nos compartilhamentos que a nossa fala irá produzir.  Há momentos que nossas palavras causam o maior estrago, produzindo dor, sofrimento e ressentimentos.
23 O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. Provérbios 21.23

Quem poderá conter as suas palavras? Jó 4,2b
Não vamos deixar nossa língua solta
Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma. Jó 7.11 (acabou falando de mais)
Devemos encher a nossa boca de riso e os nossos lábios de júbilo
Eis que Deus não rejeitará ao reto; nem toma pela mão aos malfeitores; Até que de riso te encha a boca, e os teus lábios de júbilo. Jó 8:20,21
Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. Salmos 103:3-5
Evitemos falar daquilo que não entendemos
Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.  Jó 42:1-6
Nossas palavras tem poder, portanto:
·        Falemos no tempo certo
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;  Eclesiastes 3.7
11 Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. Provérbios 25.11
Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele. 1 Samuel 16.18
·        Pensemos no que falar
Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança. 1 Samuel 2.3
o   Para não ficarmos prisioneiro de suas próprias palavras.
Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho, E te deixaste enredar pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca; Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, já que caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro. Não dês sono aos teus olhos, nem deixes adormecer as tuas pálpebras. Livra-te, como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro. Provérbios 6:1-5
o   Para não sermos processados e penalizados:
Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de babilônia, Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência? Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves. Daniel 4:29-33
o   Para não sermos julgado pelas palavras que vamos pronunciar.
E foi Jesus apresentado ao presidente, e o presidente o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos Judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes.
E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Disse-lhe então Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti? E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o presidente estava muito maravilhado.
Mateus 27:11-14
·        Saibamos como vamos falar - Os danos são irreparáveis (  O saco de penas jogados do alto de um edifício para ser recolhido novamente)
o   Para não magoarmos pessoas
o   Para não ferir
o   Para não difamarmos pessoas
o   Para não caluniarmos pessoas
o   Podemos falar abençoando ou amaldiçoando
28 Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Lucas 6.28
4 Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Romanos 12.14
o   Podemos falar maldizendo
Disse mais Davi a Abisai, e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que saiu das minhas entranhas, procura a minha morte; quanto mais ainda este benjamita? Deixai-o, que amaldiçoe; porque o Senhor lho disse. Porventura o Senhor olhará para a minha miséria; e o Senhor me pagará com bem a sua maldição deste dia. 2 Samuel 16:11,12
o   Podemos falar bendizendo ao Senhor
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. Salmos 103:1-5
o   Podemos falar defendendo
Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos; E disse-lhes: Homens israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens, Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos. E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus. Atos 5:34-39
o   Podemos falar acusando
Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu. Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. 2 Samuel 12:5-8
o   Podemos falar murmurando
E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. Números 21:5-9
o   Podemos falar provocando guerra tumulto, confusão.
o   Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. Números 13:30-33
Conclusão:
A Fala é uma dádiva maravilhosa que Deus outorgou ao ser humano. Façamos uso dela com a sabedoria de Deus, pra engrandecimento do nome do nosso Deus. Para as nossas queridas irmãs em Cristo, e que ainda os seus maridos não foram convertidos ao Senhor Jesus Cristo, a recomendação do apóstolo Pedro é que vocês levem seus maridos a Cristo, COM ATITUDE, MAS SEM PALAVRAS  1 Pedro

1 Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; 1 Pedro 3.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário